Desde novembro de 2018 a Apae de Belo Horizonte oferece o Serviço de Proteção Social Especial Para Pessoas com Deficiência, Idosas e Suas Famílias – Atendimento em Domicílio. Este serviço é em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Diretoria de Proteção Social Especial da Subsecretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. A Apae-BH venceu o chamamento público para a execução desse importante serviço referenciado ao CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Mayra Camilo, Gestora de Assistência Social da Apae-BH, comenta que este trabalho foi iniciado após uma semana de capacitação para os colaboradores contratados e explica: “o serviço é ofertado em domicílio e tem a finalidade de promover autonomia, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e idosas, com dependência agravada por violações de direitos.”

De acordo com Mayra, no fluxo de trabalho há um contato com as regionais, onde os técnicos da Apae-BH fazem estudos de caso dos acompanhamentos que estão realizando. Segundo ela, esse fluxo tem funcionado de forma bastante satisfatória. “Já estamos com cerca de 114 atendimentos em domicílio”, afirma.

A gestora explica que no plano de trabalho a equipe precisa cumprir algumas metas, que passam tanto pelos cuidadores, quanto pelos técnicos psicossociais (que são: psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais). “Para isso precisamos estar sempre muito alinhados, tanto com a equipe Diretoria de Proteção Social Especial da Subsecretaria Municipal de Assistência Social, com as nove regionais e com a nossa equipe. Portanto fazemos reuniões semanais, onde discutimos de forma mais profunda os casos, os encaminhamentos e os alinhamentos que são necessários para estarmos sempre focados na qualidade da oferta do serviço ao nosso público.”

Poliana Reis, Gerente do Serviço realiza reuniões com a equipe técnica, supervisores e equipe de cuidadores. De acordo com Poliana, “as reuniões são importantes para facilitar a comunicação, alinhar estratégias e intervenções de toda a equipe, focando no desenvolvimento do trabalho.”

Mayra comenta sobre a importância desses momentos: “Eles são de suma importância, pois dão o alinhamento para que a equipe possa seguir de forma mais coesa e com informações adequadas.”

Crédito: Assessoria de Comunicação Apae-BH

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?