No último fim de semana aconteceram em Belo Horizonte dois ensaios abertos para o 13º Grito de Carnaval da APAE-BH (Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Belo Horizonte). Estiveram presentes membros da Bateria APAEtucada, formada por usuários dos serviços da instituição, colaboradores, familiares e apreciadores do Carnaval.

No sábado, o ensaio foi no Bar do 1000ton, no bairro Santa Tereza, e no domingo, no Restaurante Paracone, no Funcionários. O clima foi de muita alegria e expectativa para o grande desfile, que acontecerá no dia 23 de fevereiro, a partir das 14 horas, pelas ruas do Santa Tereza.

A Bateria APAEtucada foi convidada para participar de mais dois eventos do Bloco Os Spartanos. No dia 10 de fevereiro, no bairro Caiçara, a Bateria estará presente ao ensaio, e no dia 16 de fevereiro, no desfile. Além disso, haverá ensaios fechados da Bateria APAEtucada, na APAE-BH.

Mestre Kaíka, Professor de Música da instituição, conta que os usuários já estão bem familiarizados com o tema Carnaval e que é muito importante a presença dos participantes da bateria aos ensaios. “Nós fizemos o samba enredo e haverá algumas “paradinhas”, além de batidas diferenciadas. O empenho de todos é de extrema importância para que saibam o direcionamento, as posições das alas, etc.”

Desde 2006 o Carnaval da APAE-BH faz parte do calendário oficial da folia na capital mineira. É o grito de Carnaval mais alegre e inclusivo da cidade e a boa energia é garantida. Além de promover a participação sociocultural e favorecer o desenvolvimento da pessoa com deficiência, o evento sensibiliza a sociedade, criando oportunidades de vivências solidárias e cidadãs. De acordo com Mayra Camilo, Gestora de Assistência Social da APAE-BH, “o objetivo é unir os efeitos terapêuticos da música, da dança e do teatro às possibilidades de inserção social e participação comunitária dos usuários da APAE e de todos aqueles que integram o bloco, como as famílias e os parceiros, proporcionando alegria e diginidade.” Mestre Kaíka comenta: “É interessante, pois participar deste bloco é uma forma de os usuários interagirem com outras pessoas. Este ano o desfile contará com participações especiais e é muito importante os usuários terem contato com outros instrumentistas.”

O tema do 13º Grito de Carnaval da APAE-BH é “APAE mostra a cara”. Mayra comenta: “este tema quer dizer muito sobre as ofertas da APAE-BH nas áreas da saúde, educação, assistência social, trabalho, emprego e renda e demonstra a importância da participação social e da inclusão. É um Carnaval que já é esperado pela comunidade.” A gestora complementa que o bloco ainda irá tratar da diversidade e do respeito. “São assuntos que consideramos extremamente importantes e que são muito praticados na instituição.”

Esta edição tem o patrocínio do Minas Cap e o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, do bloco Os Spartanos, Magnatas do Samba, Tim Trios Elétricos, Bar do 1000ton, Restaurante Paracone, Mundinho Santê, Mercearia do Rubens, Parada do Cardoso e Associação de Pandeiros de Santa Tereza – Pandiá. Segundo Mayra, são parceiros de extrema importância em todas as etapas do evento. Ela afirma que tanto nos ensaios quanto durante o desfile contamos com outros grupos que desfilam conosco, com patrocinador e apoiadores que ajudam com o custo de algumas ações.

De acordo com Mestre Kaíka, durante o período de Carnaval os usuários ficam mais atentos e no dia do desfile o empenho é geral. “A APAE se transforma num grande barracão de samba, com muita alegria! Todos os anos os usuários esperam por esse momento.”

O bloco promete agitar os foliões. “Esperamos trazer um público maior, que todos possam estar conosco nesse tema, conhecendo mais os serviços da APAE-BH e entendendo melhor como funciona a instituição. Que a gente fortaleça cada vez mais nossos vínculos com os usuários, famílias, parceiros e comunidade”, deseja Mayra.

Vista o seu melhor sorriso e venha se divertir com a gente!

Crédito: Assessoria de Comunicação APAE-BH