O Grupo “Bem-Estar”, foi proposto há aproximadamente 1 ano, devido à necessidade de atendimentos aos usuários que alcançaram o limite terapêutico em abordagem individualizada, assegurando, assim, o acesso a outros atendimentos oferecidos pelo CER IV. O critério de inclusão é o enquadramento do usuário atendido na Modalidade Física no perfil de Cuidados Prolongados.

O objetivo principal do grupo é o desenvolvimento de atividades terapêuticas com os usuários e de capacitação para os familiares, possibilitando a otimização do processo de reabilitação física, essencialmente das orientações sobre os cuidados de aplicabilidade domiciliar, além de promover o fortalecimento do vínculo com os profissionais e com a instituição.

Os encontros com duração de uma hora são realizados semanalmente, às sextas-feiras e, atualmente, 3 usuários compõem o grupo, juntamente com suas respectivas cuidadoras. Ressalte-se que os usuários apresentam as seguintes condições de saúde: Acidente Vascular Cerebral, Esclerose Múltipla e Doença de Parkinson.

Atualmente, a equipe multiprofissional que presta assistência ao grupo é composta por Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional e Nutricionista. O Setor de Enfermagem e de Psicologia também oferecem suporte aos usuários e familiares, quando necessário.

As atividades são planejadas e direcionadas ao grupo e, a cada semana, é realizada uma abordagem por área multiprofissional. Porém, vale salientar que, quando é detectada alguma demanda trazida pelo grupo, esta é trabalhada na semana posterior ou no mesmo dia, caso a demanda seja emergencial.

A abordagem acontece, em sua maioria, por meio de atividades dinâmicas e orientações direcionadas, visando estimular os aspectos cognitivos, sensoriais e motores. Os usuários são periodicamente avaliados quanto à sua condição global. São reforçados, também, os cuidados com a alimentação adequada, manutenção de hábitos de vida saudáveis e preservação de capacidades funcionais e sensoriais.

Para se iniciar o processo de alta segura e garantir o cumprimento do objetivo principal do grupo, os usuários e familiares são submetidos a uma nova avaliação, quando será assegurada a aplicabilidade em domicílio por parte dos cuidadores, sobre todos os cuidados e orientações repassadas durante o período de participação no grupo. Com a necessidade de inclusão de novos usuários ao grupo, os participantes atuais serão atendidos de forma mais espaçada (quinzenal, mensal, trimestral, semestral e anualmente), preservando-se assim o vínculo destes com a Instituição.

Matéria escrita por Joana Vaz, Fisioterapeuta e Karina Rachid, Nutricionista. Ambas colaboradoras do CER IV.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2020 Apae-BH. Desenvolvido por Sintext.

Navegue pelo site:
Share This

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?