A Gestão de Assistência Social mobilizou os usuários, famílias e colaboradores da APAE-BH e no mês de outubro, o rosa tomou conta da instituição. Todos os colaboradores e familiares foram convidados a usarem blusa rosa ou branca, além de receberem o laço rosa, símbolo da campanha de sensibilização da população para o problema do câncer de mama. Foram distribuídos folders explicativos sobre a prevenção e autocuidado.

Esses assuntos foram debatidos nas rodas de conversa durante todo o mês de outubro, e nos Grupos Operativos de Primeiro Emprego do Serviço de Trabalho, Emprego e Renda, a fim de conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Os participantes tiveram acesso a informações a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, material para manipulação, como a “mamamiga” (material facilitador do aprendizado do exame clínico das mamas e auxílio das alterações mamárias pelo autoexame). Foram repassadas informações sobre tratamentos disponibilizados pelo SUS, tempo de início do tratamento e orientações sobre exigibilidades de direitos de saúde.

A interação entre as participantes foi fortalecida através do diálogo, da escuta e da percepção do outro com suas dúvidas e seus anseios, proporcionando conhecimento coletivo nos relatos de experiências vivenciadas de forma horizontal, onde cada pessoa tem respeitada a sua fala na construção de espaço para liberdade e autonomia em se expressar.

Para finalizar as ações referentes ao Outubro Rosa, recebemos a voluntária Jana Benicio, com a palestra “Um novo amanhecer”. Jana é participante do Grupo Pérolas de Minas, um grupo de mulheres que apoiam mulheres que recebem diagnóstico de câncer de mama, incentivando-as com suas histórias de superação. Seu relato foi emocionante e conseguimos grande interação das famílias e usuários do Serviço de Trabalho, Emprego e Renda. Poder compartilhar da sua luta e superação nos faz compreender que a instrução é importantíssima na busca pela solução e muito possível cura do câncer de mama quando diagnosticado desde o princípio.

Ações educativas e informativas como essa desenvolvida pela Gestão de Assistência Social, favorecem a consciência do direito à saúde e instrumentalizam para a intervenção individual e coletiva sobre os determinantes do processo saúde/doença, que podem ser aplicados em rodas de conversas. A proposta é participação ativa, aproximar e valorizar as pessoas, estimular a livre expressão, ouvir e esclarecer assuntos acerca da problemática saúde; aproveitando o espaço da APAE-BH para divulgação e promoção do cuidar de si mesmo com ênfase no Programa Outubro Rosa, quando o câncer de mama e os demais tipos de câncer passam a ser o assunto principal para as reflexões.

 

Zení Sílvia Lopes Vieira

Estagiária Serviço Social – Centro Universitário Internacional UNINTER [vc_images_carousel images=”15622,15623,15624,15625,15626,15627,15628,15629″ img_size=”medium”]