Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) comemoram até o dia 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018. É uma oportunidade de reflexão sobre o dever da igualdade para a inclusão.

A família é um dos principais meios para que sejam garantidos os direitos às pessoas com deficiência, como destaca a presidente da APAE Belo Horizonte, Judith Monteiro, que disse que a família é fundamental em todos os trabalhos relacionados à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Ainda segundo Judith, se ela não se engaja na luta, dando apoio total, todo o trabalho desempenhado por instituições, como as APAEs, é em vão.

É importante que a família saiba quais são os direitos, as posições que eles podem e devem ocupar na sociedade. Somente assim a luta por mais direitos irá avançar.

A presidente da APAE afirmou ainda que muitos avanços já foram conquistados para as pessoas com deficiência, inclusive a Semana Nacional, em que mais de 12 mil APAEs em todo o Brasil discutem o tema.

As organizações já entenderam que garantir emprego a essas pessoas vai muito além do que cumprir a cota. Elas entendem que precisam incentivá-las para avançar em as posições dentro da empresa.

Fonte: Globo Minas 

[vc_video link=”https://globoplay.globo.com/v/6963592/”]