Serviço Diagnóstico – Avaliação Multidimensional
Avaliação multidimensional é um sistema de avaliação desenvolvido pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento – AADID-2002, adotada pela APAE-BH que permite o conhecimento amplo da pessoa com deficiência intelectual, considerando fatores pessoais, ambientais e as definições dos apoios necessários que facilitem sua autonomia, participação e bem estar social, considera o funcionamento humano como um todo. O sistema de 2002 da AADID adota um modelo multidimensional da Deficiência Intelectual que inclui cinco dimensões inter-relacionadas:
Dimensão I – Habilidades Intelectuais: raciocínio, planejamento, resolução de problema, aprendizagem com a experiência.
Dimensão II – Comportamento Adaptativo:
– conceitual (acadêmicas): relacionadas aos aspectos acadêmicos, cognitivos e de comunicação. São exemplos dessas habilidades: a linguagem (receptiva e expressiva); a leitura e escrita; os conceitos relacionados ao exercício da autonomia.
– social: relacionadas à competência social. São exemplos dessas habilidades: a responsabilidade; a auto-estima; as habilidades interpessoais; a credulidade e ingenuidade.
– vida prática: relacionadas ao exercício da autonomia. São exemplos: as atividades de vida diária: alimentar-se e preparar alimentos; arrumar a casa; deslocar-se de maneira independente; utilizar meios de transporte; tomar medicação; manejar dinheiro; usar telefone; cuidar da higiene e do vestuário; as atividades ocupacionais – laborativas e relativas a emprego e trabalho; as atividades que promovem a segurança pessoal.
Dimensão III – Participação, Interações e Papéis Sociais; dirige-se à avaliação das interações sociais e dos papéis vivenciados pela pessoa, bem como sua participação na comunidade em que vive, considerando os múltiplos contextos envolvidos e a possibilidade diversificada de relações estabelecidas pelo sujeito no mundo físico e social.
Dimensão IV – Saúde (etiologia): física e mental.
Dimensão V – Contexto: família, comunidade, condições sócio políticas: considera as condições em que a pessoa vive, relacionando-as com qualidade da vida. Os níveis de contexto considerados estão de acordo com a concepção de Bronfenbrenner (1979), incluindo: (a) o microssistema: – o ambiente social imediato, envolvendo a família da pessoa e os que lhe são próximos; (b) o mesossistema – a vizinhança, a comunidade e as organizações educacionais e de apoio; (c) o macrossistema – o contexto cultural, a sociedade, os grupos populacionais.
gostaria de modelo de atividades de diagnostico para AEE, para todas deficiências.