O programa Ações de Aprendizagem e Educação Inclusiva corresponde ao conjunto de ações, procedimentos e estratégias especializadas voltadas para a garantia do percurso escolar e da aprendizagem efetiva das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Essas ações são desenvolvidas na Escola Oficina Sofia Antipoff, mantida pela Apae-BH, e são oferecidas a partir dos 6 anos de idade para os anos iniciais do ensino fundamental e a partir dos 15 anos para a Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais e finais. A enturmação do usuário é definida após avaliação multidimensional.
A Escola Oficina Sofia Antipoff pertence ao sistema regular de ensino e é credenciada/autorizada pela Portaria nº 232/2003, de 15/03/2003.
A cada ano, seus profissionais discutem e definem um tema, a partir da observação e análise dos resultados alcançados durante o ano anterior. O tema escolhido torna-se, então, a matriz de todas as ações e projetos desenvolvidos ao longo do ano. Toda a proposta pedagógica da Escola tem como objetivo o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, considerando os espaços de realização das atividades, as metodologias e a interação com outros serviços da instituição.
Organização da Escola
• Ensino Fundamental – Anos iniciais
• Educação de Jovens e Adultos – Anos iniciais e finais (1º, 2º e 3º períodos).
Disciplinas ministradas na Educação de Jovens e Adultos – EJA
• Português
• Matemática
• Geografia
• História
• Ciências
• Informática (como atividade complementar)
• Educação Física (como aula especializada para os anos iniciais)
• Inglês (apenas para EJA Anos Finais)
• Oficinas Práticas: Atividades Diversificadas, culinária, sabonete, bijuteria e artes
Atividades desenvolvidas
• Formação continuada de professores, de forma direcionada, com temas específicos e de acordo com a necessidade do processo pedagógico.
• Atualização dos diários, elaboração do planejamento semanal e dos relatórios trimestrais.
• Organização do fluxo de trabalho, acompanhando as oficinas práticas realizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como as de atividades diversificadas, culinária, sabonete, bijuteria e artes.
• Atuação junto à equipe multidisciplinar da saúde, com discussão de casos e de intervenções que viabilizem o melhor desenvolvimento do educando.
• Atendimento diário de pais, professores e demandas institucionais.
• Elaboração, avaliação e acompanhamento do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual de cada aluno, com reavaliação a cada três meses juntamente com a família.
• Desenvolvimento de projetos, utilizando a metodologia do Currículo Funcional Natural como proposta para ensinar as pessoas com deficiência intelectual e autismo habilidades e aptidões que possam ser utilizadas por elas em sua vida, para que sejam mais autônomos, produtivos e felizes.
Público atendido: Pessoas com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios extensivos e generalizados, com idade mínima de 6 anos para os anos iniciais do ensino fundamental e com idade igual ou superior a 15 anos para Educação de Jovens e Adultos (EJA), anos iniciais e finais.