Escola Oficina Sofia Antipoff
Ações de Aprendizagem e Educação Inclusiva
Escola Oficina Sofia Antipoff
O programa Ações de Aprendizagem e Educação Inclusiva corresponde ao conjunto de ações, procedimentos e estratégias especializadas voltadas para a garantia do percurso escolar e da aprendizagem efetiva das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Essas ações são desenvolvidas na Escola Oficina Sofia Antipoff, mantida pela APAE-BH, e são oferecidas a partir dos 6 anos de idade para os anos iniciais do ensino fundamental e a partir dos 15 anos para a Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais e finais. A enturmação do usuário é definida após avaliação multidimensional.
A Escola Oficina Sofia Antipoff pertence ao sistema regular de ensino e é credenciada/autorizada pela Portaria nº 232/2003, de 15/03/2003.
A cada ano, seus profissionais discutem e definem um tema, a partir da observação e análise dos resultados alcançados durante o ano anterior. O tema escolhido torna-se, então, a matriz de todas as ações e projetos desenvolvidos ao longo do ano.
Toda a proposta pedagógica da Escola tem como objetivo o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, considerando os espaços de realização das atividades, as metodologias e a interação com outros serviços da instituição.
Organização da Escola
• Ensino Fundamental –
Anos iniciais
• Educação de Jovens e Adultos –
Anos iniciais e finais (1º, 2º e 3º períodos)
Disciplinas ministradas na Educação de Jovens e Adultos – EJA
• Português
• Matemática
• Geografia
• História
• Ciências
• Informática (como atividade complementar)
• Educação Física (como aula especializada para os anos iniciais)
• Inglês (apenas para EJA Anos Finais)
• Oficinas Práticas: Atividades Diversificadas, culinária, sabonete, bijuteria e artes
Atividades Desenvolvidas
• Formação continuada de professores, de forma direcionada, com temas específicos e de acordo com a necessidade do processo pedagógico.
• Atualização dos diários, elaboração do planejamento semanal e dos relatórios trimestrais.
• Organização do fluxo de trabalho, acompanhando as oficinas práticas realizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como as de atividades diversificadas, culinária, sabonete, bijuteria e artes.
• Atuação junto à equipe multidisciplinar da saúde, com discussão de casos e de intervenções que viabilizem o melhor desenvolvimento do educando.
• Atendimento diário de pais, professores e demandas institucionais.
• Elaboração, avaliação e acompanhamento do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual de cada aluno, com reavaliação a cada três meses juntamente com a família.
• Desenvolvimento de projetos, utilizando a metodologia do Currículo Funcional Natural como proposta para ensinar as pessoas com deficiência intelectual e autismo habilidades e aptidões que possam ser utilizadas por elas em sua vida, para que sejam mais autônomos, produtivos e felizes.
Público atendido: Pessoas com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios extensivos e generalizados, com idade mínima de 6 anos para os anos iniciais do ensino fundamental e com idade igual ou superior a 15 anos para Educação de Jovens e Adultos (EJA), anos iniciais e finais.
Escola de Família
A Escola de Família, antiga Escola de Pais, é a continuação de um projeto iniciado em 2009/2010.
Tem como objetivos a defesa de direitos, a capacitação das famílias sobre o que é a deficiência, como é a legislação nos campos da saúde, educação, assistência social e em como melhorar a relação entre as pessoas com deficiência e suas famílias, abrangendo, irmãos, tias, avós, entre outros familiares, além do resgate da identidade feminina.
Os temas tratados na Escola da Família estão divididos em três módulos de estudo.
Ao final de 120 horas aula, o participante terá o seu certificado de conclusão do curso, desde que cumpridos os critérios de avaliação, quando serão considerados a frequência, a participação e o trabalho final – individual ou em grupo.
A duração do curso é de 1 ano.
Artigos
Educação Inclusiva
A Aprendizagem Social & Emocional – Ações Da Escola Para A Vida
A aprendizagem social e emocional é o processo através do qual cada aluno desenvolve a sua capacidade de integrar o pensamento, a emoção e o comportamento para alcançar e concretizar tarefas sociais importantes.
APAE-BH & A Educação Socioemocional
Educação Socioemocional é o processo através do qual os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, a refletir e efetivamente aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias ao longo da vida escolar por intermédio das atividades propostas.
A Arte de Educar
A educação do aluno com deficiência intelectual deve ter os mesmos princípios e valores que os pensados para os demais sujeitos e, da mesma forma, não pode determinar limites para suas construções. Deve considerar alguns aspectos relativos justamente à sua forma diferenciada de construção de saberes.
Professor, Aluno Autista & Sala de Aula: Desafio ou Entendimento?
O ato de ensinar é um processo que necessita de interação entre professor e aluno. É primordial conhecermos nossos alunos para...
Pedagogia de Projetos – Escola Oficina Sofia Antipoff
A Pedagogia de Projetos é uma metodologia de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno...
Habilidades & Competências – Um Novo Modo de Aprender
Como valorizar os alunos com necessidades educativas especiais, por suas habilidades e não por suas limitações? Na busca pela resposta...
A Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire: Um Pensar da Escola Oficina Sofia Antipoff
Freire introduz Pedagogia da Autonomia explicando suas razões para analisar a prática pedagógica do professor em relação à autonomia de...
Currículo Adaptado – O Segredo da Educação Especial
Se tomarmos a etimologia da palavra (do latim curriculum) veremos que, literalmente, currículo significa corrida, um percurso a ser...
Educação Especial – Uma Lição APAEana de vida
Chama-se educação o processo mediante o qual se afeta uma pessoa estimulando-a a desenvolver suas capacidades cognitivas e físicas para se...
Nosso aluno e o processo de leitura
Aprender a ler é imprescindível para viver com autonomia na sociedade. Aqueles que não conseguem efetuar essa aprendizagem acabam ficando...
A Importância do Planejamento do Desenvolvimento Individualizado do Aluno (PDI)
PDI é um processo constituído por um plano de ações que levarão o indivíduo de um estado atual para um estado desejado. Cabe ressaltar que...