Ações de Aprendizagem e Educação Inclusiva

Programa Ações de Aprendizagem e Educação Inclusiva

Escola Oficina Sofia Antipoff

O Programa “Ações de Aprendizagem e Educação Inclusiva” corresponde ao conjunto de ações, procedimentos e estratégias especializadas voltadas para a garantia do percurso escolar e aprendizagem efetiva das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Essas ações são desenvolvidas na Escola Especial Oficina Sofia Antipoff, mantida pela entidade, e tem início aos 6 anos de idade para os anos iniciais do ensino fundamental e a partir dos 15 anos para a Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais e finais. A enturmação do usuário é definida após avaliação multidimensional.

A Escola Especial Oficina Sofia Antipoff, mantida pela APAE-BH, pertence ao sistema regular de ensino e é credenciada/autorizada pela portaria nº 232/2003, de 15/03/2003.

A cada ano, seus profissionais discutem e definem um tema, a partir do aspecto mais necessário durante o ano anterior. O tema escolhido torna-se, então, a matriz de todas as ações e projetos desenvolvidos ao longo do ano. Toda a proposta pedagógica da Escola Especial tem como objetivo o desenvolvimento integral do sujeito com deficiência intelectual e múltipla, considerando os espaços de realização das atividades, as metodologias e a interação com outros programas da instituição.

Organização da Escola:

  • Ensino Fundamental – Anos iniciais
  • Educação de Jovens e Adultos – Anos iniciais e finais (1º, 2º e 3º períodos).
Disciplinas ministradas na Educação de Jovens e Adultos – EJA

EJA Anos Iniciais e EJA Anos Finais utiliza a proposta de oficinas práticas para desenvolver os seguintes conteúdos:

  • Português
  • Matemática
  • Geografia
  • História 
  • Ciências
  • Informática (como atividade complementar)
  • Educação Física (como aula especializada para os anos iniciais)
  • Inglês (apenas para EJA Anos Finais)

Oficinas Práticas: Atividades Diversificadas, Culinária, Sabonete, Bijuteria e Artes.

Atividades desenvolvidas

  • Formação continuada de professores, de forma direcionada, com temas específicos e de acordo com a necessidade do processo pedagógico;
  • Atualização dos diários, elaboração do planejamento semanal e dos relatórios trimestrais;
  • Organização do fluxo de trabalho, acompanhando as oficinas práticas realizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), como as de Atividades Diversificadas, Culinária, Sabonete, Bijuteria e Artes;
  • Atuação junto à equipe multidisciplinar da saúde, com discussão de casos e de intervenções que viabilizem o melhor desenvolvimento do educando;
  •  Atendimento diário de pais, professores e demandas institucionais;
  • Elaboração, avaliação e acompanhamento do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual de cada aluno, com reavaliação a cada três meses juntamente com a família; 
  • Desenvolvimento de projetos, utilizando a metodologia do Currículo Funcional Natural como proposta para ensinar as pessoas com deficiência intelectual e autismo habilidades e aptidões que possam ser utilizadas por elas em sua vida, para que sejam mais autônomos, produtivos e felizes.
  • Público atendido: Pessoas com deficiência intelectual e múltipla que necessitam de apoios extensivos e generalizados, com idade mínima de 6 anos para os anos iniciais do ensino fundamental, e com idade igual ou superior a 15 anos para Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais e finais.
  • Oficinas Práticas: Atividades Diversificadas, Culinária, Sabonete, Bijuteria e Artes.

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