Quem Somos

Quem Somos

A APAE-BH foi fundada em 15 de abril de 1961 e tem como MISSÃO ressignificar a vida das pessoas com deficiência intelectual por meio de ações integradas e de defesa de direitos, como caminho de transformação de vida. Atrelados a esta missão, a entidade persegue os seguintes VALORES:

  • Inovação: atenção a novidades, soluções e práticas inovadoras
  • Conhecimento: construção constante, gerenciamento e disseminação do conhecimento vivenciado.
  • Respeito: consideração individualizada e respeito no trato com as pessoas.
  • Compromisso: dedicação e engajamento com responsabilidade.
  • Transparência: divulgação da prática cotidiana com os indivíduos e demonstrativo de resultados.
  • Eficácia: estabelecimento e gerenciamento de metas com reconhecimento dos resultados.

 Visão: Ser uma instituição notável em assistência social, com gestão inovadora e sustentável. 

Buscando atingir resultados cada vez melhores, a entidade investe também nos seguintes imperativos estratégicos:

Gestão de Pessoas

Qualidade dos Serviços

Sustentabilidade

Em 2016, a entidade intensificou a valorização de seus profissionais, oferecendo 5.600 horas de capacitações em inovações tecnológicas e de gestão, aprimorando a qualidade dos atendimentos e, ao mesmo tempo, monitorando a satisfação dos usuários e de suas famílias com os diversos programas da instituição.

Assim, a APAE-BH busca a excelência para se tornar uma instituição cada vez mais notável em assistência social, com gestão inovadora e sustentável.

Para concretizar verdadeiramente nossa missão e criar as condições e oportunidades necessárias ao reconhecimento das potencialidades, capacidades e competências da pessoa com deficiência intelectual e múltipla é fundamental a participação ativa dos usuários e de suas famílias.

Outro conceito utilizado é o de autodeterminação, a capacidade da pessoa de saber o que e como escolher, definir metas e alcançar objetivos pessoais. Para tanto, são necessários o autoconhecimento, saber de suas necessidades, expectativas e potencialidades, ter autonomia na execução das atividades, autogestão e empoderamento. Significa, portanto, que as pessoas com deficiência intelectual e autismo devem ter controle da sua própria vida e tomar decisões baseadas na sua experiência, no contexto e situações vivenciadas e no conhecimento de si mesmas; ou seja, pensar, fazer e analisar ou avaliar as suas ações nas diversas situações, lidando com suas consequências. 

Para a realização de todos esses serviços a APAE de Belo Horizonte investe de forma permanente na avaliação de suas ações, avançando no conhecimento e inovação dos serviços prestados, permitindo estabelecer parcerias com o poder público, visando organizar serviços socialmente relevantes. A entidade conta, também, com a participação permanente e efetiva de seus profissionais, autodefensores e familiares de seus usuários nos conselhos paritários e deliberativos de políticas públicas, exercendo o controle social, dialogando, debatendo e participando da estruturação da rede social do município.

Os serviços, programas e projetos de assistência social, educação e saúde são prestados de forma gratuita, permanente e continuada às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e a suas famílias,  e têm as seguintes finalidades:

a) Promover a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual em seu ciclo de vida, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania;

b) Prestar serviços de habilitação e reabilitação;

c) Promover a integração dos usuários à vida comunitária, defendendo e garantindo seus direitos, de forma isolada ou cumulativa;

d) Prestar serviços de educação especial às pessoas com deficiência intelectual;

e) Oferecer serviços de prevenção na área de saúde, visando assegurar melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, preferencialmente, intelectual e múltipla.

Para a execução de todos os seus serviços, a instituição conta com uma equipe  de profissionais especializados que desempenham funções essenciais para o bom atendimento das necessidades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e mantêm a organização da entidade, com foco na assistência social  e seguindo os preceitos da legislação. 

Ajude a APAE-BH a ajudar:

©2017 Todo direito reservado - APAE-BH 

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?