Clínica Intervir
Promoção da Saúde
Clínica Intervir
“Sua missão primordial é ressignificar vivências das pessoas com deficiência por meio de ações integradas e de defesa de direitos, como caminho de transformação de vida”.
Possui como objetivo promover a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência e de sua família, de forma continuada, por meio de serviços, programas e projetos nas áreas de assistência social, educação, saúde com vistas à redução de impedimentos e barreiras que dificultem a inclusão social, o acesso aos direitos e à participação plena e efetiva dessas pessoas na sociedade.
A Clínica Intervir, mantida pela APAE-BH, funciona em imóvel próprio localizado na Rua Grafito, 15, bairro Santa Tereza, CEP 31010-120, em Belo Horizonte, e oferece atendimentos de habilitação e reabilitação pediátrica e neuropediátrica nas áreas de fisioterapia motora e respiratória, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, nutrição, neurologia como apoio à equipe de reabilitação e assistência social.
A fim de proporcionar à pessoa com deficiência intelectual e múltipla/autismo, atenção integral à saúde e promoção da qualidade de vida, a Clínica Intervir oferece atendimentos personalizados em neuropediatria, individual ou em grupo, inovação tecnológica e reabilitação em diversos contextos da vida do usuário. As atividades visam estimular a capacidade funcional e o desempenho humano dos usuários, contribuindo para sua inclusão social e prevenindo agravos que determinam o surgimento de novas deficiências.
Dentro desta perspectiva, a instituição tem investido na aquisição de novos equipamentos a fim de permitir o acesso de seus usuários a vivências e aprendizados que talvez não tivessem devido à deficiência na função e/ou na estrutura do corpo.
A Clínica Intervir adota uma visão biopsicossocial da pessoa com deficiência e, para tanto, com o objetivo de atender às suas necessidades específicas, baseia-se na família e na integração da equipe, o que permite estabelecer um programa de reabilitação mais eficiente.
A equipe é altamente capacitada em fisiologia musculoesquelética, biomecânica e funcionalidade. Além disso, os resultados alcançados nesse processo são avaliados junto aos usuários e familiares através de aplicação de protocolos específicos, desenvolvendo o plano terapêutico que atenda a demanda da família e da criança.
Especialidades
Serviços
Recursos
Especialidades
Fisioterapia
A fisioterapia pediátrica pode agir no tratamento de diversas patologias ou síndromes que acometem o desenvolvimento motor das crianças, busca prevenir, habilitar, reabilitar e, estabilizar as sequelas relacionadas ao sistema nervoso central e periférico.
A fisioterapia para crianças e bebês deve ser feita de forma lúdica e com atividades planejadas. Tem como objetivo a melhora no quadro motor, assegurando maior autonomia na realização de atividades físicas das crianças.
Após a avaliação fisioterapêutica são identificadas as dificuldades e potencialidades motoras da criança para definir a conduta terapêutica, orientações para os pais, assegurando o processo de continuidade terapêutica em domicílio, e social.
A fisioterapia motora irá ajudar a criança a ter um maior controle sobre o seu corpo, auxiliando no ganho de tônus muscular, independência e autonomia para realizar algumas atividades, sempre visando o bem-estar e adequado desenvolvimento motor.
O tratamento fisioterapêutico ajuda a minimizar as consequências neuromotoras nas disfunções, auxiliando na recuperação dos padrões de desenvolvimento, através também dos tratamentos intensivos como o Pediasuit e Treino de Marcha.
A fisioterapia respiratória tem por base prevenir e tratar doenças do sistema respiratório, por meio de manobras que eliminam a secreção dos pulmões e os mantém expandidos, evitando infecções como as pneumonias, bronquiolite, monitoramento de dados de oxigenação e frequência cardíaca através de oxímetro de pulso entre outras.
Os atendimentos são individuais, semanais e as orientações às famílias são repassadas durante todo o processo de reabilitação, buscando o cumprimento dos objetivos propostos e das metas definidas a cada semestre com aplicação de protocolos específicos e demandas apresentadas pelas famílias.
Fonoaudiologia
O objetivo do setor de fonoaudiologia na Clínica Intervir é a prevenção, habilitação e reabilitação dos distúrbios da comunicação de pessoas com deficiência intelectual e/ou deficiências múltiplas, tornando a vida de cada um, o mais funcional possível, nos âmbitos familiar, escolar e social.
Assim são realizadas anamneses, avaliações específicas e, detectadas as alterações de fala, dicção, audição, respiração, sucção, mastigação, deglutição, linguagem oral e escrita, são traçados planos semestrais de ação.
A fonoaudiologia também desenvolve um trabalho de potencialização da aprendizagem, com objetivos mais específicos, de acordo com as demandas da família e do usuário. O tratamento é sempre de modo direcionado e personalizado.
Os atendimentos são individuais, semanais e as orientações às famílias são repassadas durante todo o processo de reabilitação, para darem continuidade em casa e nas demais esferas sociais, buscando o cumprimento dos objetivos propostos e das metas definidas a cada semestre.
Médico
Avaliação dos usuários como apoio ao serviço de reabilitação, com a finalidade de identificar e intervir nos problemas clínicos, neurológicos e/ou psiquiátricos que possam contribuir para o surgimento de alterações comportamentais.
Encaminhamento para atendimento na rede de saúde do município, bem como preenchimento de relatórios de usuários para subsidiar os benefícios garantidos por lei.
Nutrição
As ações da nutricionista visam orientar, conscientizar e incentivar os usuários e seus familiares a adotarem novos e saudáveis hábitos de vida.
Por meio da educação nutricional é possível melhorar o controle alimentar, a ingestão hídrica, a atividade física e o controle do peso (desnutrição / eutrofia / obesidade).
Após avaliação do usuário, a nutricionista elabora um Plano Alimentar com orientações nutricionais e, sempre que necessário, elabora relatório para envio aos serviços de saúde do município solicitando dieta enteral e complementos nutricionais.
Psicologia
A Psicologia compõe o quadro de oferta de serviços de reabilitação da Clínica Intervir da APAE-BH.
O serviço de Psicologia visa oferecer atendimento psicoterapêutico ao paciente que se encontra em processo de reabilitação na Clínica Intervir em uma das especialidades: Fono, Fisio e T.O, ou em todas elas. Nossa proposta é favorecer a adesão ao processo de reabilitação na medida em que o paciente recebe suporte psicológico para lidar com suas questões psíquicas e emocionais que de alguma forma podem impactar no tratamento como um todo. Nessa lógica, a família participa do processo de um modo a ser definido no caso a caso, de acordo com a singularidade de cada demanda.
O método ABA (Análise do Comportamento Aplicada / Applied Behavior Analysis) é o mais utilizado para tratar transtornos do desenvolvimento infantil como TEA (Autismo) e Deficiência Intelectual. Essa terapia baseia-se nas necessidades do paciente com o intuito de trabalhar e melhorar seus comportamentos sociais, suas habilidades e proporcionar melhor qualidade de vida.
Existem várias técnicas de ensino em ABA: Veja algumas: Motivação, Ensino de tentativas discretas, Hierarquia em dicas, Generalização.
Existem muitas interferências no desenvolvimento e na interação das crianças com TEA e com o uso intensivo das técnicas podemos:
• estimular contato visual
• estimular comunicação funcional
• reforçar aprendizado de AVD’s (Atividades de Vida Diária)
• reduzir ou eliminar comportamentos inadequados como autolesão, agressão, fuga, estereotipia.
Com o ensino contínuo dessas terapias, aumenta a condição da criança com TEA de se tornar mais independente. Utilizando as técnicas de forma correta, aumentam o aprendizado de novas habilidades dando motivação para a criança e toda família.
Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional na Clínica Intervir com enfoque na pediatria trabalha na habilitação, reabilitação e na prevenção de agravos.
A partir de uma avaliação do desempenho ocupacional identificamos as limitações e potencialidades nas funções práticas que influenciam diretamente na funcionalidade do indivíduo em seu cotidiano, seja no aspecto das capacidades cognitivas, sensoriais, motoras, no lazer, no social e no auto cuidado, estabelecendo assim, planos de intervenção que aprimore suas habilidades para que desempenhe suas atividades com autonomia.
Enxergando cada pessoa como um ser único, com especificidades, elaborando junto com o paciente e com a família intervenções que ofereçam ganho de independência e melhora na qualidade de vida.
Podemos exemplificar assim: atividades tão básicas do dia a dia como, escovar os dentes, a higiene pessoal, vestir e despir quando não são realizadas de forma independente podem impactar a rotina de uma família, assim a terapia ocupacional utiliza de recurso técnicos mediadores para estimular essa criança a ser funcional em seu ambiente.
Serviços
Estes são os serviços oferecidos pela Clínica Intervir da APAE-BH:
Avaliações – Indicadores de Resultados
É realizada por uma equipe multidisciplinar (assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional) que utiliza estudos e critérios científicos para conhecer a pessoa com deficiência intelectual e múltipla e obter informações sobre suas aptidões, competências e limitações.
O principal objetivo dessa avaliação é definir a intervenção mais adequada a cada usuário e indicar os apoios necessários à sua funcionalidade, visando à prevenção do agravo da deficiência e o favorecimento de competências sociais que favoreçam/estimulem sua autonomia e independência, abandonando as práticas e diagnósticos baseados apenas na identificação da deficiência.
As avaliações também são utilizadas como indicadores de resultados, realizadas periodicamente para definições de condutas no decorrer do processo terapêutico.
Os principais protocolos validados utilizados são:
- Gross Motor Function Measure (GMFM)
- Medida de Independência Funcional (MIF)
- Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI)
- A Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS)
- Protocolo de Avaliação da Disfagia Pediátrica (PAD-PED)
- Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem (ADL)
- Canadian Ocupational Therapy Measure (COPM)
- Teste de Linguagem Infantil (ABFW)
- Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS)
- Escala de Avaliação da Qualidade de Vida de Crianças e Adolescentes com Deficiência Intelectual (KIDS LIFE)
Intervenção Precoce – Essencial
O atendimento em Intervenção Precoce (IP), que nomeamos como INTERVENÇAO ESSENCIAL, por ser necessária e importante neste momento, com maiores possibilidades de desenvolvimento da criança e aquisição de novas habilidades devido a plasticidade cerebral.
Desta forma, consiste num conjunto de ações de caráter preventivo e terapêutico voltado para crianças do nascimento aos 6 anos de idade e suas famílias, e envolve a sociedade em seu entorno, buscando uma atuação intersetorial e sistêmica para atender às suas necessidades e as demandas da família.
O nascimento de um bebê sempre vem repleto de expectativas, são muitas dúvidas e perguntas frente a tudo que estará por vir. O primeiro ano de vida, em especial, consiste nas principais evoluções no desenvolvimento motor, na aquisição de linguagem e no aprendizado cognitivo.
Quando são identificados desvios da normalidade, torna-se fundamental a intervenção para auxiliar tanto o bebê a adquirir novas conquistas, como a família para passar por essas etapas de forma adequada e com apoio necessário.
Avaliar o desenvolvimento motor, planejar a apropriada intervenção individualizada e orientar os responsáveis pelos cuidados domiciliares, são os objetivos dos nossos tratamentos.
Utilizamos avaliações padronizadas para complementar nossas intervenções e auxiliar nos entendimentos dos avanços e passos a serem seguidos durante as terapias.
Conceito Neuroevolutivo Bobath
Este conceito foi desenvolvido em Londres, Inglaterra, na década de 1940, por Karel Bobath (neurologista) e Berta Bobath (fisioterapeuta) através da prática clínica com pacientes neurológicos. Bobath é um tratamento interdisciplinar totalmente dinâmico e funcional, baseado no desenvolvimento neuroevolutivo dos movimentos.
Isso quer dizer que sua base é norteada pelos principais marcos motores do desenvolvimento humano, permitindo maior independência e qualidade de vida ao paciente com desordens do sistema nervoso.
A abordagem Bobath focaliza a análise e o tratamento de deficiências sensoriomotoras e limitações funcionais, em que fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos podem atuar.
O Conceito Bobath utiliza técnicas específicas para modificar padrões de tônus posturais anormais, facilitando padrões motores mais normais e propiciando, assim, a realização de atividades funcionais.
O tratamento pelo Conceito Neuroevolutivo Bobath trabalha com a facilitação do movimento, ou seja, o paciente aprende e integra determinados movimentos através da própria execução, sendo oportunizadas diversas formas de ajustes automáticos à postura, a fim de produzir reações de retificação, equilíbrio e proteção.
Bandagens
A bandagem é um recurso terapêutico constituído de uma fita elástica de algodão com uma camada de adesivo antialérgico.
A banda elástica aumenta em até 40% do seu tamanho natural, igualando assim à elasticidade da pele, sua espessura e peso também são compatíveis aos da pele. Estas características tornam possível formar uma “segunda pele” com a bandagem.
Nossa equipe dispõe de profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia com formação em Kinesio tayping , neuromuscular para aplicação de bandagens.
A aplicação da bandagem em pacientes com alterações neurológicas, visa a adequação do tônus muscular, o que facilita a ativação e a estabilidade de movimentos, melhorando a função articular, corrigindo a postura e colaborando para a redução da dor e estimulação proprioceptiva.
Após a avaliação adequada e construção do plano terapêutico, a utilização deste recurso complementar reforça os benefícios terapêuticos.
Intensivo Motor – Treino de Marcha
A Esteira Neurofuncional potencializa o treino de marcha e o controle do equilíbrio são fundamentais na reabilitação, um objetivo fisioterapêutico de extrema importância para autonomia e qualidade de vida da criança, a mesma é treinada (com ou sem apoio, com ou sem obstáculos, com ou sem inclinação), com possibilidade de retroceder e simular uma caminhada de costas, com ou sem superfícies irregulares, enfim, os circuitos são elaborados de acordo com as habilidades e necessidades individuais de cada paciente, isso facilita o avanço do tratamento.
Moderno painel de controle permitindo aos profissionais programar o equipamento de acordo com as demandas terapêuticas apresentadas pelo paciente.
A reabilitação com treino de atividades, estimula os mecanismos celulares e sinápticos da plasticidade. (BORGES, 2012). Este vem sendo aplicado com o intuito de potencializar os ganhos motores e funcionais, apresentando como nova possibilidade de reabilitação, independência, autonomia, qualidade de vida e inclusão social. (KIDS,2011).
Intensivo PediaSuit
O Protocolo Intensivo PediaSuit® é a associação do uso de uma órtese dinâmica (veste terapêutica utilizada somente na terapia e liberada pela ANVISA nº 81265770001) no tratamento intensivo composto por até 4 horas diárias de terapia, 5 dias por semana, totalizando até 80 horas de tratamento.
O Protocolo é descrito como um recurso terapêutico composto por uma vestimenta ortopédico-terapêutica combinada com sessões de fisioterapia e terapia ocupacional, baseadas em um intenso e específico programa de exercícios para o tratamento de pessoas com paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, ataxia, atetose, autismo, transtornos vestibulares, traumatismo crânio-encefálico, síndrome de Down, síndromes genéticas, mielomeningocele e malformação congênita (PEDIA SUIT METHOD, 2008).
O Protocolo PediaSuit tem como foco o desenvolvimento motor, o reforço e a resistência muscular, a flexibilidade, o equilíbrio dinâmico, a coordenação motora e a prática de atividades funcionais. (LEE et al.,2015).
Bower et al.(1996) realizou curtos períodos de terapia intensiva (3 semanas) para 44 crianças com paralisia cerebral , enfatizando a aquisição de habilidades motoras. A terapia intensiva resultou na aquisição de habilidades significativas quando comparadas a sessões convencionais de fisioterapia.
Recursos
Esteira Neurofuncional
A Esteira potencializa o treino de marcha um objetivo fisioterapêutico de extrema importância, a mesma é treinada (com ou sem apoio, com ou sem obstáculos, com ou sem inclinação), com possibilidade de retroceder e simular uma caminhada de costas, com ou sem superfícies irregulares, enfim, os circuitos são elaborados de acordo com as habilidades e necessidades individuais de cada paciente facilitando o avanço do tratamento.
Tudo pode ser controlado no painel moderno da esteira dando maior controle aos profissionais que vão controlá-la.
TiX – Teclado Inteligente
O TiX é um recurso de tecnologia assistiva, que dá autonomia para pessoas com limitações motoras controlarem qualquer computador.
Podem oferecer todas as funções de teclado e mouse com acessibilidade total. Capaz de desenvolver o motor e o cognitivo de pacientes com deficiências motoras e/ou intelectuais.
Play Table – Mesa
Os jogos da PlayTable (tela touch screen) são desenvolvidos por especialistas e integram conteúdos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação. Importante recurso tecnológico que desenvolve habilidades cognitivas, motoras e sociais das crianças.
Através da sua linguagem lúdica, os jogos engajam naturalmente pacientes e potencializam o processo de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.
Piso Interativo
Equipamento intrigante, altamente lúdico e envolvente, que gera estímulos neurais através da ação causa-efeito.
Pode manter a atenção e encantamento por muito tempo. O software do Piso Interativo tem mais de 50 opções lúdicas e educativas.
O piso interativo é uma tecnologia inovadora que projeta no piso uma imagem que reage em tempo real e de forma única ao movimento das pessoas que passam por ela, gerando efeitos fantásticos.
Mesa Alfabeto
Utilizando tecnologia de ponta aplicada de forma multissensorial, associando hardware, software e materiais concretos, a Mesa Educacional Alfabeto oferece ao profissional todo o suporte para preparar atividades em diferentes níveis de processo de leitura e escrita.
O uso de diferentes recursos criam um ambiente interativo e estimulante, que fazem com que a criança aprenda a reconhecer letras, construir palavras, associar as palavras aos seus significados, ler, criar e interpretar textos.
Balança para Cadeirante
Balança para pesagem de Pessoa Cadeirante foi especialmente desenvolvida para facilitar o controle de peso de pessoas de poucas mobilidades que fazem uso de cadeira de rodas.
Possui sistema de rampas de entrada e saída para facilitar o acesso da cadeira.
Atendimento
Para atendimento na Clínica Intervir é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência.
Saiba quais são os passos:
1 - Centro de Saúde
A família deve comparecer ao Centro de Saúde de sua referência e solicitar na consulta médica o encaminhamento para os serviços.
2 - Avaliação
O Centro de Saúde agenda a avaliação da criança com o profissional do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e CREABs (Centros de Reabilitação), que definem e autorizam as especialidades indicadas para cada tratamento.
3 - Encaminhamento
A partir dessa avaliação, é feito o encaminhamento para a Central de Marcação, respeitando a lista de espera.
4 - Atendimento
A Central de Marcação aguarda a liberação da vaga e, em seguida, informa a data e horário da avaliação para o tratamento.
No dia da avaliação na Clínica da APAE-BH, a família deverá apresentar a guia de referência emitida pelo Centro de Saúde.
Contato
Tel: (31) 3489-6930
Email: apaebh@apaebh.org.br
Endereço: R. Cristal, 15 – Santa Tereza, Belo Horizonte – MG, 31010-110
Como Chegar
Clínica Intervir
Controle, Monitoramento e Avaliação dos Serviços de Saúde
Os atendimentos de saúde são controlados, monitorados e avaliados com o objetivo de atender às exigências do Convênio estabelecido entre a entidade e a Secretaria Municipal de Saúde – SMSA/SUS-BH. A qualidade na prestação de serviços de saúde deixou de ser uma atitude isolada e tornou-se um imperativo técnico e social exigido pela sociedade.
O Monitoramento deve ser entendido como a supervisão contínua do que se faz para verificar se as ações planejadas pelo serviço de saúde estão sendo bem realizadas e têm atingido os resultados esperados.
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